“Cadernos, Observação e Cumplicidades: Entre a Antropologia e o Desenho”

 

Daniela2

12 de Março. 15 horas-17 horas.

ENTRADA LIVRE.
Arquivo 237

 

“CADERNOS, OBSERVAÇÃO E CUMPLICIDADES: ENTRE A ANTROPOLOGIA E O DESENHO”

Conversa sobre desenho, observação e antropologia, com a participação de Ana Isabel Afonso, Eduardo Salavisa, Inês Belo Gomes e Joana Miguel Almeida, dinamizada pela Antropóloga Sónia Vespeira de Almeida.

 

BIOS //

Ana Isabel Afonso é antropóloga e doutorada em Antropologia Social e Cultural pela FCSH-UNL, leccionando no Departamento de Antropologia desde 1985. É investigadora integrada do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – CICS.NOVA. Na área da antropologia visual destacam-se as seguintes publicações: PINK, Sarah, KURTI, Laszlo e AFONSO, Ana Isabel, (eds.) 2004 Working Images, London, Rutledge e AFONSO, Ana Isabel (colaboração M.J. Ramos) 2004 «New Graphics for old stories: representation of local memories through drawings» in Sarah Pink, Laszlo Kurti and Ana Isabel Afonso (eds.) Working Images, pp. 72-89. Co-organizou (com Krista Harper) o painel Participatory visual and digital research in anthropology: Engagement and Innovation, na última Conferência da EASA, Tallin, Estonia, 2014.

*

Eduardo Salavisa desenha em cadernos e é autor de livros sobre este tipo de desenho. Participa em exposições, conferências, cursos e encontros. Gosta de viagens longas, sem itinerário marcado, de preferência pelo Sul e a desenhar obsessivamente. Já fez algumas.

*

Inês Belo Gomes (1991) é licenciada em Escultura com especialidade em medalha artística (FBAUL, 2012) e em Antropologia (FCSH-UNL, 2015); em 2015, obteve pela FBAUL o grau de mestre em Museologia e Museografia. Frequenta o doutoramento FCT, Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia (ISCTE-IUL e FCSH-UNL), com um projeto sobre mercados, discursos patrimoniais e reabilitação urbana.

*

Joana Miguel Almeida é licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes e mestre em Antropologia das Culturas Visuais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Actualmente, frequenta o doutoramento em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia (FCSH/NOVA e ISCTE-IUL).

*

Sónia Vespeira de Almeida é antropóloga e Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Antropologia da FCSH – Universidade Nova de Lisboa. É investigadora integrada do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) onde co-coordena o grupo de investigação “Práticas e Políticas da Cultura” e o Núcleo de Antropologia Visual e da Arte (NAVA). Actualmente é Directora-adjunta do Conselho de Redacção da revista Análise Social (Instituto de Ciências Sociais – Portugal) e Membro da Comissão Editorial da revista Cadernos de Arte e Antropologia (NVBA – Brasil)

 

Ilustração de Daniela Rodrigues, duas páginas dos Diários de Campo no Rio de Janeiro (2015) para a pesquisa Coisas dos quotidianos transnacionais – circulação de objectos e patrimonialização de cultura em contextos de mobilidade, integrada no Doutoramento Políticas e Imagens da Cultura e Museologia, financiada pela FCT.