CANCELADO: QUESTIONS OF THE CONTEMPORARY: ART, FILM, ANTHROPOLOGY

Informamos que por motivo de doença o antropólogo Arnd Schneider (Universidade de Oslo) não poderá participar na edição de 2016 da FACA e proferir a conferência inaugural “Questions of the contemporary: Art, Film, Anthropology” agendada para amanhã, dia 10 de Março, às 18h00 no Carpe Diem Arte e Pesquisa. A conferência será realizada posteriormente em data a indicar pela organização.

A sessão inaugural da edição de 2016 da FACA mantém-se para amanhã, dia 10 de Março, às 18h00 no Carpe Diem Arte e Pesquisa, e contará com uma breve apresentação por parte da organização e pelas 19h00 com o encontro com  Claire Buisson que tem como título “Em Cima da mesa: Conversa assistida”.

Entre a apresentação e a performance, convidamos todos para um beberete de boas-vindas. Informação actualizada da FACA pode também ser consultada na nossa página de Facebook.

10 de Março. 18 horas.

ENTRADA LIVRE.
Carpe Diem Arte e Pesquisa

 

CONFERÊNCIA INAUGURAL: QUESTIONS OF THE CONTEMPORARY: ART, FILM, ANTHROPOLOGY, de ARND SCHNEIDER

abstract:

Taking inspiration from current theorizing about the global multiverse of contemporary art worlds, this lecture sets the notion of the ‘contemporary’ in relation to crossover practices between film, art and anthropology.  In this space of interdisciplinary encounter anthropologically inflected practices in the arts find the  ‘contemporary’ in issues of alterity/difference and materiality. A concept of uneven hermeneutics is proposed to understand these approaches.

 

 

BIO// 

Arnd Schneider é antropólogo e professor do departamento de Antropologia Social da Universidade de Oslo. Tem trabalhado em torno da antropologia visual e das relações entre arte e antropologia, em obras como “Contemporary Art and Anthropology”, “Appropriation as Practice: Art and Identity in Argentina” ou o mais recente “Experimental Film and Anthropology”, com Caterina Pasquelino.